sábado, 21 de abril de 2012

Exchange Server 2010 - Send Connector Porta 25 para 587

O Microsoft Exchange Server 2010 envia e-mails por padrão, somente para a rede local. Quando se tem a necessidade de enviar e-mails externos a rede local, é necessário a configuração de um conector de envio (send connector). O Send Connector pode ser configurado de duas maneiras, local, tendo que configurar endereços DNS do seu host externo (Ex. Locaweb) ou então de forma inteligente, utilizando o servidor SMTP do host externo.

O Send Connector tem por padrão o uso da porta 25. Isso não será problema, se o host externo que será utilizado pelo Send Connector aceitar o envio pela porta 25. Hosts como a Locaweb, começaram a proibir o envio pela porta 25, para evitar o SPAM, devido a porta 25 não necessitar de autenticação para o envio de e-mails, passando a utilizar a porta 587, que por sua vez, exige autenticação para o envio de e-mails.

Vamos então fazer esta alteração no Send Connector.

Vamos iniciar o Servidor que está configurado o Exchange Server e ir até o Send Connector, porém pelo console de gerenciamento (gráfico) não temos a opção de alterar a porta de envio.



Vamos então abrir o o Exchange Management Shell.
Primeiramente vamos listar quais conectores temos no servidor, digitando o comando abaixo, como na imagem:

Get-SendConnector | fl name,port




Este comando irá nos trazer todos conectores do servidor.


Agora vamos ver no servidor, pelo Console, qual Send Connector está habilitado.



Sabendo qual é o Send Connector habilitado, vamos usar o seguinte comando para alterar a porta de envio:

Set-SendConnector -Identity "<nome do Send Connector>" -Port 587  

No caso do nosso exemplo, o código ficará assim:

Set-SendConnector -Identity "SMTP 2" -Port 587  




Pronto a porta de envio está alterado, vamos executar novamente o comando que lista os Send Connectors para verificar se a porta foi realmente alterada.


Get-SendConnector | fl name,port





Um comentário:

  1. Seu artigo foi copiado, e nem te citaram como fonte. http://www.canaldainfo.com.br/index.php/alterando-a-porta-de-envio-smtp-do-smart-host-no-exchange-2007-e-2010/#comment-6460

    ResponderExcluir